Um passeio pela ilha-presídio de Alcatraz

alcatraz-capa

Esse foi um dos passeios mais legais que fiz na VIDA. Alcatraz já vai te ganhando de longe, em cada ladeira de San Francisco, porque é possível avistar a ilha de vários pontos da cidade. O lugar é uma lenda. Conhecido como A Rocha, já foi tema de diversos filmes, inclusive um com esse nome. O mais emblemático, porém, é o protagonizado por Clint Eastwood, “Fuga de Alcatraz”, que trata justamente sobre a engenhosidade de um detento ao fugir da prisão. Coisa que aconteceu na vida real.

alcatraz-9 alcatraz-11 alcatraz-8A ilha, inicialmente, era usada como base para um farol, já que San Francisco é área portuária – até hoje – e tem muita circulação de barcos. Por causa da localização estratégica, em 1934 virou presídio de segurança máxima. Os bandidos mais cascudos dos Estados Unidos viveram ali, entre eles o lendário gângster Al Capone, aquele do furo no imposto de renda que Raul Seixas cantava.

O passeio começa em um dos vários piers da marina porque só dá pra chegar de barco. A viagem dura uns 20 minutos e é lindo ver a cidade se afastando. Ao chegar, me dei conta que a ilha não é somente a prisão. Tem o lado de fora, um santuário de aves e flores, onde viviam os guardas e suas famílias porque era inviável, na época, ficar indo e voltando da baía. Várias crianças viveram em Alcatraz, gente. Imagina! Uma delas, já velhinha, dá um depoimento em vídeo na sala de mídias. Vale a pena parar e assistir.

alcatraz-10 alcatraz-18 alcatraz-2alcatraz-15

Ao desembarcar, ficamos livres para circular pelo lado de fora e apreciar a vista. Dei sorte, o dia estava LINDO. Mas a graça mesmo é dentro. Cada pessoa ganha um fone com a história do lugar gravada. Tem em várias línguas, inclusive português. Você controla o passeio dando pause, play, voltando, acelerando. Faz seu tempo. A voz vai te direcionando pelos corredores e contando as histórias de cada bloco, explicando o que tem nas celas, de quais prisioneiros eram, como era a rotina de lá. O ponto alto é a narração das fugas. Te faz perceber coisas escondidas, aguça a imaginação com efeitos de bombas, sirenes. É massa! Ele manda você olhar para cima e diz: “foi por aí que eles subiram”. Ou pra baixo: “tá vendo essa marca? Foi onde a granada explodiu”. Você se sente no passado, no meio de tudo que estava acontecendo. É MUITO LEGAL.

alcatraz-13 alcatraz alcatraz-4 alcatraz-5 alcatraz-20

Fiquei pensando em como alguém se garantiu  de fazer o percurso de lá até a baía usando um somente bote improvisado, com corrente forte e água gelada em volta. Foi assim que três prisioneiros teriam conseguido escapar: os irmãos Clarence e John Anglin e o colega Frank Morris. Eles fabricaram cabeças de papel para usar embaixo das cobertas à noite e enganar os guardas, fizeram um buraco na parede e fugiram pelo espaço onde passava a encanação. A abertura continua lá, protegida por vidro por onde a gente pode bisbilhotar. Nunca encontraram os corpos, então a lenda de que eles realmente chegaram na costa permanece. Dizem até que vieram morar no Brasil e vivem aqui até hoje.

alcatraz-24 alcatraz-21 alcatraz-26

Além das celas, passeamos também pela ala dos funcionários, locais onde os presos nunca colocaram os pés. Tem a farda, os equipamentos e a paisagem, privilégio dos que tinham liberdade. A entrada para a ilha, se não estiver inclusa nos pacotes de passeios, só pode ser comprada online aqui. Custa $35,50 para adultos e o bilhete tem que ser impresso antes. Há, também, visitas de madruga, numa pegada mais de terror. Queria, mas o dinheiro curto não deixou.

alcatraz-22 alcatraz-12

Recomendo demais. 🙂

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

1 Comentário

  • Responder janeiro 13, 2017

    Pedro

    Oi Milenna, muito legal a materia, assisti o filme Fulga de Alcatraz de 79, que filmaço, e estar ai pessoalmente deve ser realmente muito bom!

    Mas preferia conhecer vc do que Alcatraz rsrsrrsrss apaixonado!!! rsrs Muito linda!

Deixe um comentário