Torta de ricota e espinafre

Essa receita é uma misturada de várias que encontrei na internet. Fica uma delícia! Mas não acho que dê pra ser prato principal, sabe? De acompanhamento, entretanto, é perfeita. Pra deixar mais saudável, coloquei farinha de aveia (triturei aveia no processador até ficar fininha) junto com a de trigo. O passo a passo é facinho. Bora lá!

Base
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de aveia
1 colher de manteiga
1 ovo (opcional)

Junte as farinhas, acrescente a manteiga e vai misturando até desprender das mãos. O ovo eu coloco pra dar liga, mas funciona sem, só que a massa fica um pouquinho quebradiça. Vai espalhando a massa em uma assadeira de fundo removível até cobrir toda a base. Reserve.

Recheio
Ricota (usei uns 250g e achei pouco, na próxima faço com uns 400g)
Espinafre (o quanto você achar bom) refogado com alho e azeite
Pitada de sal, pimenta do reino e noz-moscada ralada na hora
1 ovo
Queijo

Esfarele a ricota, acrescente a espinafre já picadinha, tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada (dá um gostinho todo especial!) e depois coloque o ovo. Misture bem, jogue o recheio por cima da base e salpique queijo da sua preferência. Coloquei mussarela e ficou ótimo. Leve ao forno por uns 20 min ou até o queijo dourar e desenforme.

torta de ricota

Além de gostosa, fica linda!

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar