Top 3 aplicativos grátis de Gastrô

Depois que eu ganhei o concurso da Pizzaria Atlântico, levei pra casa um iPad e fiquei moderna, me trabalhei t o d a em aplicativos de gastrô. Ca-la-ro, né?! Já baixei e desbaixei zilhões. Alguns como “Faça seu cupcake” e “Monte sua panqueca” não sobreviveram, mas tivemos mometos felizes (não vou mentir). Outros ainda figuram firmes e fortes na telinha do meu tablet porque são úteis e descolados. Separei três aqui, por ordem de preferência, que me dão alegria e são grátis \o/\o/\o/. Lá vai.

1.REVISTA MENU

Eu amo a Menu de papel. Leio sempre e tenho vários exemplares em casa. Mas a versão para tablet é tããão mais legal! A capa se movimenta, tem musiquinha, dá para interagir com as matérias, ver vídeos e galeria das fotos que não entraram no periódico. O melhor: o aplicativo da Apple Store é grátis, como o de outras publicações, só que as edições dela também são free. Não é preciso fazer assinatura online para ter acesso. Basta fazer download mês a mês. Um carinho e tanto com os leitores, né não? Eu acho que ela ainda tem muito o que melhorar porque colocar uma revista num tablet dá infinitas possibilidades, mas a Menu já é queridinha e primeiro lugar no meu Top 3.

2.IG RECEITAS

O app é lindo, só para começar. E organizadinho também. Dá pra procurar as receitas por ingrediente ou por ordem dos pratos (entrada, principal e sobremesa). No modo de fazer das preparações (que são bem facinhas) tem o basicão: uma foto bonitinha, o tempo que você vai levar colocando a mão na massa e quantas pessoas serve. Mas, como existem centenas de receitinhas e, volta e meia, entra uma nova, tem como favoritar as que você mais gosta e ir direto nela quando for necessário. Bem prático. E, a salvação, ainda tem conversor de medidas ao alcance de um toque. É demais pro meu coraçãozinho.

3.WINE STEIN

Ah, esse é massa demais! Só não usei ainda. haha Mas já tô apaixonada. Não entendo nada de vinho, minha gente. Sério. Harmonizar pra mim é um mistério das profundezas e essa história de mesclar bebida com comida e algo mágico acontecer na boca nunca funcionou comigo. Só sinto o gosto do álcool, por isso prefiro tomar vinho com vinho e pronto. Aí surgiu essa coisa linda em forma de app pra gente pagar de gatão enólogo. É assim: se você tem um prato e quer saber qual vinho combina mais, ou o contrário, é com ele mesmo. Basta colocar os ingredientes da preparação (tipo de carne, temperos) que ele indica um rótulo apropriado. Caso você tenha uma garrafa em casa, ele sugere com que comidas ela hamoniza melhor. Um loosho! Pena que é todo em inglês, mas Google tradutor taí pra isso. (ATT Já tem em tupiniquim! uhuuu)

PRÊMIIO ESPECIAL DO JÚRI

LARICA TOTAL

Você tá em casa, sem ninguém, com fome e de ressaca. Abre a geladeira e a soma de todos os ingredientes é igual a um tomate, salsicha e queijo ralado. Com toda a astúcia de uma pessoa faminta, você transforma aquilo no prato mais gostoso da sua vida. Quem nunca? Agora,  a boa e velha culinária de guerrilha do Larica Total, programa do Canal Brasil, chegou aos tablets, amém. A proposta é genial, minha gente. É só apontar o que tem nos armários que o app lista receitas possíveis. Pela net, tinha um site gringo que fazia algo parecido, mas em inglês e bem menos divertido. Ainda dá pra assistir uns vídeos do Larica e morrer de rir.

Gatos e gatas cujos aplicativos favoritos de gastrô estão guardados no ♥, compratilha comigo, vai. 🙂

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

6 Comentários

  • Responder setembro 3, 2012

    Camila

    Adoreeeei as dicas! 🙂

    • Milenna Gomes
      Responder setembro 5, 2012

      Milenna Gomes

      Quando for descobrindo vou colocando outras. 😀

  • Responder setembro 3, 2012

    Nathaly

    Tu é linda, chique e inteligente! E por isso que amo tu, danada!

    • Milenna Gomes
      Responder setembro 5, 2012

      Milenna Gomes

      Tu que és! Amo tu também.

  • Responder setembro 3, 2012

    Marcela

    “Aí surgiu essa coisa linda em forma de app pra gente pagar de gatão enólogo.”

    Ahaha. Arrasou. Se tivesse um tablet com certeza baixaria esse. Estou abandonando a loira pouco a pouco, para evitar buchinho, e o vinho está se tornando meu queridinho!

    • Milenna Gomes
      Responder setembro 5, 2012

      Milenna Gomes

      Tenho aprendido essas tiradas de efeito no Recifestranho! hahah

      Beijo

Deixe um comentário