Risoto saborosíssimo de camarão

foto (1)

Antes de eu ensinar essa receita que faria inveja até ao próprio Alex Atala, vou falar de uma menina Nayhara Ricelly que sabe cozinhar menos do que eu. Ela Nayhara Ricelly, um dia desses, foi perguntar à mãe qual era o segredo para deixar o camarão laranja. “Tu bota cominho, é?”. HAHAHAH #aloka Quando essa moça (cujo nome vou preservar Nayhara Ricelly) me disse isso, eu avaliei que o prato dessa postagem pode ser um tanto complexo pra quem não tem muito conhecimento de TUDO NESSA VIDA (cozinha, biologia, etc), tipo ela. Uma Não Sei Cozinhar – Nível 1. Como eu já sou de um nível avançado (um 4, eu acho), desenrolei na hora de preparar a parte mais difícil dessa aventura: o caldo delícia com as cascas e cabeças do camarão que deu toda suculência a esse risoto. Ficou belo, ficou bom. Me achei poderosa porque arrasei na receita e minhas esperanças (a do boy também) se renovaram num futuro sem comida queimada ou com ausência de gosto. Como é bom cozinhar quando existe a chance de comer o que foi preparado e ficar feliz!

OBS.: A quem interessar possa, o camarão fica laranja depois de cozinhar, tá? Naturalmente (sim, o bicho não é feito em laboratório) esse crustáceo é cinza/transparente. Aquele que já vem ensacado no supermercado é pré-cozido. 😉

INGREDIENTES (para servir bem duas pessoas)

– um cebola média bem picadinha
– dois dentes de alho grandes bem picadinhos
– uma xícara e meia de arroz para risoto (usei um carnaroli da Tio João comprado no Extra)
– meia xícara de vinho branco (não tinha, aí foi uma Pitú que sabe lá Deus pq estava no armário)
– caldo de camarão (ensino a fazer lá embaixo)
– meio quilo de camarão com casca
– 100g de queijo muçarela ralado
– duas colheres de sopa generosas de manteiga
– sal e pimenta do reino a gosto
– azeite
– água

Para o caldo:

Descasque (e guarde as cascas) seu meio quilo de camarão sem furar os dedos. Milagrosamente eu consegui! Coloque um dente de alho picado numa frigideira com um fio de azeite até dourar, aí jogue o camarão descascado para selar (ou seja, dourar do lado de fora). Não é pra fritar, tá? Só ficar alaranjado e pegar um tiquinho do sabor do alho. Acrescente umas três xícaras de água + sal + pimenta e deixe cozinhando em fogo baixo por uns 15min. Retire o camarão (reserve) e junte ao caldo que sobrou na panela as cabeças e cascas. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 25min. Dá uma mexidinha de vez em quando e se você notar que o caldo tá evaporando demais, acrescenta mais uma xícara de água. Coe o caldo e coloque ele de ladinho para usar mais na frente.

Para o arroz:

Numa panela funda {e, de preferência, de fundo grosso} esquente um fio de azeite. Doure o alho e a cebola. Depois jogue o arroz e misture tudo para dar uma refogada. Acrescente a cana/vinho, sempre mexendo, e depois o caldo de camarão. O caldo tem cobrir o arroz. Complete com água à medida que for evaporando. Vai fazendo isso até você notar que o arroz ta cozido (vai provado os grãozinhos. ta bom quando tá macio). Deixa cozinhar, mas vai sempre mexendo pra não grudar. Mexer é o sucesso do negócio porque ajuda o amido do arroz a se espalhar e deixar tudo cremoso. Tempere com sal e pimenta à gosto. Quanto ele já tiver cozido, cremoso e lindo, joga o queijo (mistura até derreter), o camarão e a manteiga. Mexe de novo e tá pronto. Tem que servir quente, na hora, tá?

Decorei com alecrim pra deixar charmoso pra foto. ;*

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

5 Comentários

Deixe um comentário