Risoto de frango e açafrão

Precisava preparar uma refeição em 30 minutos e saiu esse risoto. Ficou gostoso demais! Fiz com arroz arbório, que é próprio para esse tipo de prato por ter mais amido, responsável pela cremosidade. Se você não tiver, usa o arroz branco que sobrou do almoço e taca uma colher de requeijão para deixar cremoso. Problema resolvido. 😉 O açafrão em pó, mais comum por aqui, é fácil de encontrar em supermercados. Tem cor amarela e é vendido em saquinhos. Fiz assim:

Coloquei para esquentar um litro de água misturado a três colheres de açafrão. Cortei em tirinhas dois filés de peito de frango. Temperei com alho, cebola, limão, sal e pimenta do reino. Numa panela de fundo grosso, coloquei para dourar no azeite uma cebola pequena. Aí, acrescentei o frango e uma xícara de arroz (o calor nos grãos facilita a liberação de amido, que deixa tudo mais cremoso) e mexi. Depois coloquei uma xícara de suco de maracujá (achei chyque, sugestão da embalagem do arroz hahah dá para usar vinho branco, também) e mexi mais. O segredo do risoto é não parar de mexer. Então, aos poucos, fui botando a mistura quente de água + açafrão. Mexi, mexi, mexi, mexi. Deixei cozinhar. Aí, mexi, mexi, mexi de novo. Você vai percerber que a mistura encorpa e a água evapora. Prova o arroz. Se não tiver cozido, coloca mais àgua. Se já estiver, desliga o fogo, acrescente  sal, pimenta e uma xícara de queijo parmessão (eu ralei na hora, mas pode ser de saquinho ou outro queijo que derreta) e uma colher de manteiga pra dar brilho. E pronto!

Esse processo na panela durou uns 25 minutos. A receita deu só pra mim, mas serve bem duas pessoas que comem pouco. Tenta e me conta!

risoto açafrão 2

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

13 Comentários

  • Responder fevereiro 20, 2014

    Luana Monteiro

    Que delícia! Vou tentar fazer também. Super prático.

  • Responder fevereiro 20, 2014

    Lorena Tapavicsky

    Eu <3 risoto! Vou muito tentar esse aí!

  • Responder fevereiro 20, 2014

    Rodolfo Nícolas

    Não teve a bebida alcoólica? Tipo vinho e tal.

    • Milenna Gomes
      Responder março 5, 2014

      Milenna Gomes

      Teve, não! Nunca tenho vinho branco, aí coloco cachaça. Mas nem isso eu tinha. Aí segui a dica da ambalagem e testei o suco de maracujá. Prestou. ;DDD

      • Responder fevereiro 22, 2017

        rodolfo

        Felipe me deu as últimas cachaças da tua casa. já bebi : D

  • Responder março 3, 2014

    Lucieni

    Não entendi: se é pra usar a sobra do arroz (já cozido), como faz? E quando acrescenta o requeijão? E se não quiser o frango nem vinho, só o açafrão?

    • Milenna Gomes
      Responder março 5, 2014

      Milenna Gomes

      Oi, Lucieni!

      Ó, se for usar o arroz já cozido, esquenta com um poquinho de água e coloca o frango já cozinhado, também. Também não vai precisar esquentar o açafrão com água, já que esse líquido serve para cozinhar o arroz arbório. Então mistura uma colherzinha de açafrão com o requeijão e coloca no final. Mexe bem, desliga o fogo e vai se feliz! Se não quiser colocar o suco de maracujá/vinho, sem problemas. O frango é opcional, também. Pode ser outra carne ou não.

      Bjs

  • […] Risoto de frango com açafrão: para uma refeição de prato único e preparo rápido, Milenna apostou no risoto de frango com […]

  • Responder junho 19, 2016

    Leonardo Siqueira

    Salvou meu domingo (e sobrou para guardar para um almoço e uma marmitinha). Obrigado!

    • Milenna Gomes
      Responder junho 28, 2016

      Milenna Gomes

      Que coisa boa! 😀

  • Responder janeiro 4, 2017

    carol

    fico otimo… rs coloquei cheiro verde e tomates picadinhos …

  • Responder março 19, 2017

    Monica

    Oi Milenna, tudo bem? Fiz sua receita hoje no almoço, ficou uma delícia! 🙂 Só tenho uma crítica construtiva quanto ao texto. Fica mais prático de acompanhar se vc colocar os ingredientes primeiro em uma lista e depois as instruções divididas em 1, 2, 3… Um abraço e obrigada!

    • Milenna Gomes
      Responder março 20, 2017

      Milenna Gomes

      Oi, Monica! Que massa que deu certo. 🙂
      Quanto ao formato da receita, você está certa. Essa é velhinha, ganhei o hábito de fazer assim como você sugeriu nas novas. Mas vou alterar essa também.

      Obrigada!
      Bjs

Deixe um comentário