Receita simples de sunomono com kani

Sunomono é uma das coisas que eu mais peço nos restautantes japoneses da vida. Para quem não está familiarizado com o prato, é uma saladinha de pepino com molho agridoce que leva kani e peixe cru (salmão, atum, peixe branco). Bem delícia. Agora que eu sei fazer em casa, vou matar a vontade sempre que ela aparecer. Não coloco os peixes porque, além de ser difícil encontrá-los frescos, ia dar um trabalho danado, né? Muito fuga ao tema deste blog. O kani, bastões de diversas criaturas marítimas prensadas (de caranguejo só tem o aroma hahah), é fácil de achar nos grandes supermercados. Custa mais ou menos R$7 o pacotinho. Usei metade de um, uns seis kanis, cortados em cubos. Mas você pode desfiar, se preferir. Ah, o ideal é fazer o molho com vinagre de arroz, menos ácido. Como eu não tinha, preparei com o de maçã. E não usei o pepino japonês, que é mais fininho. Foi o normal, mesmo. Vamos lá!

Ingredientes

– kani a gosto
– 2 pepinos cortados em tiras beeem fininhas (eu não tenho mandolin, aquele cortador, então fatiei com minha faca de chef)
– meia xícara de vinagre de arroz (se você só tiver os outros em casa, vai adicionando água até ficar com uma acidez aceitável para o seu paladar)
– uma colher e meia de sopa de açúcar refinado
– gergelim
– sal

Modo de fazer:

Fatie o pepino e deixe ele descansando em água com sal por uns 10min. Ele vai desidratar e ficar mais molinho. Escorra, lave o pepino e reserve. Misture o vinagre com o açúcar. Prove. Se ficar muito ácido, adicione um pouquinho de água. Junte o kani cortado em cubinhos ao pepino e regue com o molho. Salpique gergelim torrado (pode ser o branco ou o preto) e sirva frio. Eu ainda coloquei shoyu. E pronto!

 

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

3 Comentários

  • Responder março 14, 2014

    George Sivini Amaral

    Massa a matéria, Milenna! O melhor sunomono é o do Sumô, que fica nas Graças. Já comesse? No de lá também tem polvo. E o molho é bom demais!

  • Responder março 14, 2014

    Marcos Melo

    Se você adicionar pedaços de salmão cru (compre o filé congelado em supermercados ou em casas especializadas em comida japonesa), fica muito bom.

  • Responder julho 27, 2014

    Sheila Maria

    Putz, to salivando aqui em casa, kkkkk adorei seu blog

Deixe um comentário