Receita de suco para desintoxicar o organismo

Feliz Dia Nacional da Ressaca! A melhor nutricionista em linha reta do Recife vem dar uma mãozinha.

por mari

 

 

Bem para os que seguiram as minhas dicas no primeiro post, ótimo! Provavelmente não estão passando perrengue neste momento. Para os que não seguiram, como boa brasileira e nutricionista, não desisto nunca de levar boas dicas de uma alimentação mais saudável para vocês.

Acabou o carnaval, o que fazer com a dieta?

Passado o carnaval com a grande ingestão de bebida alcoólica, e alimentos por vezes ricos em gorduras e excesso de sal, é hora de desintoxicar o organismo, eliminando as substancias toxicas. De antemão não aconselho dietas extremamente restritivas (detox, da sopa, da maçã), e sim voltar a seguir com rigor seu plano alimentar individualizado ou tentar fazer uma alimentação mais saudável. O cardápio deve ser rico em frutas,vegetais, grãos e cereais integrais, carnes magras (peito de frango, peixe), oleaginosas, e tentar evitar ao máximo produtos industrializados, carnes gordurosas, embutidos (salsichas, nuggets, presuntos, enlatados). A soja, e produtos derivados (como bebidas de soja, extrato solúvel de soja) também são aliados na desintoxicação, podendo ser acrescentados a dieta.

suco capa

Se possível acrescente chás a sua dieta, como o de Hibisco, chá verde, canela, estes atuam aumentando a diurese, e diminuindo a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço. Outra opção é o “famoso suco verde”, que ajuda o fígado a trabalhar melhor, eliminando substancias toxicas ao organismo, além de ter uma grande densidade nutricional devido a sua composição (folhas verdes- limpeza do fígado, ricas em cálcio; frutas- vitaminas e antioxidantes; e gengibre que ajuda acelerando o metabolismo). O ideal é tomá-lo em jejum!!!

Deixarei com vocês uma receita deliciosa e que promove uma “faxina” no organismo:

Ingredientes: 2 folhas de couve + ¼ de cenoura + 1 col de sobremesa de gengibre + 1 col.de linhaça ou chia + 2 fatias de abacaxi + ¼ de pepino. Modo de fazer: bate tudo no liquidificador com um pouco de água.

Vale salientar que essas dicas são generalizadas, não substituem um acompanhamento nutricional individualizado com um profissional de nutrição habilitado. Bom proveito e saúde para todos!!!

logo mariana*Mariana Domício é nutricionista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Nutrição Esportiva pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente, atua no Hospital Evangélico de Pernambuco, nas academias One Fitness, nos Aflitos, e Unic, em Boa viagem, além de trabalhar como personal diet (atendimento nutricional personalizado em domicílio).

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar