Reaproveitando alimentos | Bolo de casca de banana

Se o lixo orgânico da sua coleta seletiva transborda, eu tenho a solução! E não é comprar uma lixeira maior. Que tal diminuir o volume de comidas jogadas fora reaproveitando partes dos alimentos?  Sementes, talos, cascas que, geralmente, não são utilizados no preparo da comida nossa de cada dia podem virar refeições deliciosas. É só saber fazer, como o pessoal do Cozinha Brasil, do SESI. O babado é muito legal! Antigo, tenho que dizer, mas só fiquei sabendo agora. Antes tarde do que nunca, né, não? Vamos lá: o Cozinha é um projeto que capacita quem estiver interessado para o mundo da culinária sustentável. Sendo mais exata, eles explicam como não desperdiçar partes (ricas em 1384564875 de nutrientes) importantes de frutas e verduras e fazer com elas novos pratos. Existem milhares de cursos por aí, no entanto o diferencial desse é o que dá charme à coisa. Ele não se limita a quatro paredes de uma sala de aula. Para aprender, os alunos ficam ao ar livre acompanhando as lições dadas por nutricionistas em um caminhão, que nem esse da foto. E o melhor, é tudo de graça! Inclusive o material ÓTIMO que os alunos recebem. Super completinho, cheio de fotos, dicas gastronômicas (como medições de ingredientes, preço de alimentos, estação de frutas, verduras e legumes, etc.) e com 100 receitas práticas de fazer. Quase uma cartilha de “Como aprender a cozinhar”. Achei o máximo! HAHA Entre as receitas, macarronada com molho de melancia, requeijão de talo de couve e bolo de cascas de banana. E antes de você dizer um sonoro “Eeeeca”, eu provei e aprovei esse último. Se quiser ver a receita, clica na foto.

São duas receitas por página e em cada uma vai uma “dica”, valor calórico, rendimento,  custo e em quanto tempo a preparação fica pronta. Legal, não é? Quem quiser ir atrás do caminhão-escola liga para o SESI mais próximo de casa e procura saber onde ele estará. Aqui, pelas bandas pernambucanas, ele vai estar na Igreja do Forte, em Pau Amarelo, de amanhã à quinta-feira, das 8h às 20h. Só é preciso um documento com foto para se inscrever. Depois tem Carnaval, aí ele segue para um outro rumo.

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

1 Comentário

  • Responder agosto 22, 2013

    maria de fatima leite

    Bom dia ! preciso das receita do cozinha brasil sesi.

Deixe um comentário