Pisco Lounge Bar me ensinando o valor das segundas chances

Pisco lembra nossa cachaça, só que é uma bebida feita a partir de uvas, muito consumida em países da América do Sul, especialmente no Peru. É a alma do pisco sour, umas das coisas que você não pode deixar de tomar quando for por aquelas bandas (#saudades). Pisco também é o nome desse bar descolado na Zona Sul. Fui na abertura, há uns sete meses, bebi, comi e realmente achei tudo uma delícia. Nunca voltei, contudo. O lugar não me amarrou, sabe? E por um motivo bem simples (mas que, para mim, fez toda diferença): só tem uma opção de pisco no cardápio, o Capel. Assim a paixão não desenvolve, né, colega?! Como uma casa com essa belíssima alcunha – ó, deuses incas – tem carta de vinho, mas não tem carta de pisco? Lembro que fui com a garganta seca pra provar rótulos de vários lugares diferentes, já planejando ser cliente cativa, e… fuuéééém. Decepção cravada no peito. Aí eu julguei, não vou mentir. Quando alguém falava do lugar pra mim, sempre elogiando, eu esquecia dos drinks ótimos e da bruschetta de cordeiro – que não é boa, é um atentado! -, torcia o nariz e só pensava: Pisco sem pisco. HAHAHA

pisco 5TAPAS PISCO Chips de banana e macaxeira, lascas de presunto de parma cru e crocante, brie maçaricado, guacamole e mix de maioneses (azeitona roxa e a ají amarelo). R$ 29. Fotos: Felipe Peres Calheiros/Não Sei Cozinhar

Maaaaas, isso está no passado. Não, eles não aumentaram o portfólio de pisco, e drinks com a bebida só têm quatro, creiam, num universo de 45. Eu é que resolvi deixar de ser chata (nem tanto) e olhar o lado bom da casa, que é ÓTIMA. A convite da assessoria, fui conhecer o cardápio novo. Só foi ignorar a obsessão pelo pisco-sem-pisco que deu pra curtir bastante o espaço. A comida, então…UAU. Lugar pra comer e beber muitíssimo bem, viu? O cardápio é basicamente de petiscos, muitos com toquezinho peruano. Outros, japonês. Mas, tem de um tudo. Até guacamole. Quem assina é Biba, do Chiwake e Chicama (que fica embaixo do Pisco), e Saulo Barbosa, chef residente. Sério, minha gente, fiquei impressionada com a qualidade das preparações. Tudo saboroso e lindamente executado. Quem não tá a fim de beber, passa bem do mesmo jeito. O Tapas Pisco (esse aí de cima) é bem farto. Dá pra dividir tranquilamente com três pessoas enquanto você vai bebericando. A maionese de azeitona roxa é de querer levar um pote pra casa, passar no pão, no macarrão, na sopa, em você. Pense num mix gostoso! E o preço é amigo demais.

pisco 8WANTAN ENCEBICHADO Cestas de harumaki recheadas com guacamole e ceviche de peixe. R$ 39 (5 unidades).

Mas esse Wantan… Sangue de Cristo. É pedido certeiro. Tem o crocante da massinha de harumaki (aquela do rolinho primavera), o tenro do peixe e a cremosidade do guacamole. E quando os sabores se fundem… Tô aqui lembrando, emocionada.

Queria dizer que comi até as flores.

O da foto do topo é o Torre de Salmão, que leva o peixe maçaricado e chega à mesa com mix de vegetais em molho escuro de laranja e gergelim. Tão lindo partir o salmão e ver que no meio ele tá no ponto certo. ♥ Tô tão cansada de comer salmão seco, minha gente, desses que se esfarela e você não sabe se é comida ou isopor. O que me serviram tava levemente assado por fora e suculento por dentro. De chorar.

pisco 3CORDEIRO MACHU PICCHU Cordeiro prensado, acompanhado de creme de macaxeira, alho poró crocante e molhinho cítrico. R$ 42.

Eu já disse por aqui que não sou fã de pratos com animais que berram (aka carneiro, cordeiro, bode e qualquer outro com essa classificação). Abro uma larga e generosa exceção para a bruschetta de paleta de cordeiro (que é IMORAL) e esse cordeiro Machu Picchu do Pisco. Só vai lá e pede. Não tem muito o que dizer não.

pisco 18 pisco 20DULCE PECADO Meia lua de chocolate, derretida com calda quente de doce de leite, revelando revelando dois brownies de chocolate, duas bolas de sorvete de creme e farofa de Oreo. R$ 45 (serve quatro pessoas).

Olha ela em vídeo aqui. Reparem na sincronia com a música. Tudo planejado.

https://youtu.be/puhqJ7quU0I?list=UU6q4t7rB_qfricEkEYeLMxQ

Linda, né? Mas é enjoaaaaaaaaaada. Criei uma expectativa monstra para provar essa sobremesa e não gostei, pra falar a verdade. 🙁 Sou bem criteriosa com doce, vocês bem sabem, e não pediria ela novamente. É experiência de uma vez só. Não senti o doce de leite na calda, que mais parecia manteiga derretida. E depois de duas colheradas, parei. Por isso acho que serve bem mais que somente quatro pessoas. Formiguinhas vão pirar, tem Oreo, brownie, sorvete… Eu tenho preferido gastar minhas calorias com doces mais simples e elegantes no paladar. Me arrependi de não ter pedido a Torta Pisco, com doce de leite, mascarpone e calda de café especial da casa. Fui no olho grande e errei.

Drinks

A carta de drinks é ótima. Tão boa que até os sem álcool são gostosos. É assinada por Wanderson Lima. Os valores são legais também, diria, inclusive, que bem justos, levando em consideração a qualidade das bebidas usadas. Vejam que nesse ponto eu já nem lembrava mais de pisco. Felipe, que tava dirigindo, tomou uns na vibe matinê que não deviam nada às opções para maiores de 18 anos. Dos que entornei, estrelinhas para o Yellow Fever. O Pornstar, mesmo com esse nome maravilhoso, tem gosto de remédio. Não curti.

pisco 4SAFE AND SOUND Folhas de hortelã, xarope de tangerina, sumo de limão e Schweppes Citrus (sem álcool). R$ 13.

pisco 12GINGER SODA Xarope de gengibre, suco de limão siciliano e água com gás (sem álcool). R$ 13.

pisco 2PORNSTAR Vodka, purê de morango e xarope de gengibre. R$ 19.

pisco 9YELLOW FEVER Vodka, maracujá, xarope de gengibre e suco de tangerina. R$ 18.

E o espaço é aquela coisa linda. É sofisticado, mas jovem e moderninho. A luz é baixinha e bem direcionada. Tem um ar cosmopolita, bem Nova Iorque (de acordo com todos os filmes que já vi sobre essa cidade e, claro, Sex and City). Ah, a música é foda! Playlist animada, com faixas boas e na altura certa. Minha amizade com o Pisco melhorou muito. Tô achando até que quando tiver umas garrafinhas a mais da bebida no menu a gente consiga dar match.

 

Serviço

Pisco Lounge Bar
Avenida Conselheiro Aguiar, 2585, Boa Viagem.
Informações: (81) 99197-7690

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

2 Comentários

  • Responder agosto 24, 2015

    Ranny

    Gostei demaaaais da comida mas assim … É o tipo de lugar para ir e beliscar . Apesar da apresentação ímpar dos pratos acho que o tamanho deles podia ser um tiquinho maior . Rs
    Já os drinks estão super aprovados em relação a tudo: super válido o custo benefício , deliciosos e tao lindos que dá até pena de tomar . Kk

  • […] Wantán é sensacional. Já conhecia do Pisco (post sobre ele aqui), que fica no andar de cima do Chicama e tem vários petiscos criados por Biba. É um ceviche de […]

Deixe um comentário