Onde comer na cidade do alto astral

Antes de começar, um desabafo: só eu que não conhecia esse hino da capital do Rio Grande do Sul cantado por Kleiton e Kledir? Aliás, quem são Kleiton e Kledir, gente?! Alguém se compadece de mim. Felipe praticou bullying comigo durante to-da a viagem porque eu não sabia cantar a bendita música. Aí fui inventar de aprender e fiquei com a infeliz no juízo DIAS depois de voltar. Baixo astral. kkkk  Mas Porto Alegre é up. E tem muita lindeza pra todo lado. Prédios residenciais super antigos, bem cuidados e habitados. Desses que a gente vê em Recife e depois não vê mais porque alguém construiu algo em cima. Ruas limpas, calçadas livres, pessoas fazendo fila na parada do ônibus e respeitando a ordem na hora de subir (quase choro de tanta emoção). O melhor, no entanto, vem agora: comer bem lá é barato. Ou aqui que é muito caro. Vai saber. Enfim, esses lugares eu amei ir e acho que vale a pena visitar se você for por lá.

Ocidente

Vegetariano com gosto. O melhor que já provei, de verdade. Os pratos têm pitada indiana, leia-se picante, são bem fartos e lindos. O meu custou R$ 11, minha gente, e vinha MUITA comida – que você não vai ver porque eu praticamente engoli antes de pensar em tirar foto, sorry.  Mas o pudim de iogurte natural veio representar. Delícia. O ambiente é um motivo à parte para a ida até lá. Janelas imensas e estrutura quase intocada (toda destruída e toda descolada). É um bar-restaurante super conhecido e amado pelos gaúchos. À noite, vira inferninho dos bons, ouvi dizer.

Onde? Na Avenida Oswaldo Aranha com Rua General João Telles. Em frente à Praça da Redenção.

Chalé da Praça XV

Seis e pouca da noite, estávamos eu e o boy andando pelo centrão (tipo Rua de Santa Rita), à procura de um refúgio para escapar do frio e, no meio do comércio, eis que surge esse chalé centenário. Só no Sul mesmo, né amigue? Olhinhos brilharam – tanto que nem me fizeram ver o mercado público bem em frente, e olha que eu amo mercado – e logo saí desembestada pra ver o que tinha dentro. É um restaurante, mas tomei só um cafezinho pra esquentar. O prédio é um charme e patrimônio histórico, segundo quem nos atendeu. Lindão. 🙂

Onde? Na Praça XV de Novembro. Bem de frente ao mercado.

La Pizza Mia

Pizza no metro. Yeah! Como eu nunca tinha pensado nisso antes? É à moda uruguaia, servida em uma pedra quente. Tem por aqui, minha gente? Nunca vi. Bieen, os donos do restaurante são do Uruguai e, veja que beleza, demos a sorte de ir com um casal super simpático, Bruno e Cris, que já visitaram esse país inteiro de carro. Massa, né? Aí, como as pizzas levavam nomes de vários lugares de lá, eles ia falando um pouquinho de cada um. Só ficou a vontade de fazer o mesmo e comer pizza à moda uruguai in loco. Quem sabe um dia…

Onde? Na Rua João Alfredo, 208, Cidade Baixa.

Obs.: Reparam que em todo lugar que a gente foi tinha um lustre lindo?

Caracol Chocolates

A Caracol Chocolates não fica em Porto Alegre. Como a maioria das fábricas de chocolates, você tem que se deslocar um tantinho até Gramado pra poder visitar. Vou falar, é passeio pra gurizada curtir mesmo, cheio de maquetes e bonecos e brinquedos e esculturas de chocolate. Quem me conhece sabe que eu sou uma criança numa forma maior, mas num me empolguei muito não…até chegar ao café no final do passeio. Quando eu vi essas cadeiras em forma de xícara (na foto nem dá pra ver :/) e essa paisagem a-b-s-u-r-d-a quase caio pra trás. Infelizmente, um tal de café colonial me deixou quase tendo convulsões de tanto açúcar, então eu passei longe das tortas e chocolates quentes de lá. Mas vá e me diga como foi ser feliz.

Onde? Rua Santa Rosa 173 – B. Carniel. Gramado.

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

3 Comentários

  • Responder julho 23, 2012

    Sarah Jéssica Lima

    EU NÃO ACREDITO QUE TU NÃÃÃÃO CONHECIA ESSA MÚSICA, MILENNA!?

    kd a cultura dessa menina, Jesus!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    Vou pra Porto Alegre, tchau! 😛

    • Milenna Gomes
      Responder julho 23, 2012

      Milenna Gomes

      Conhecia mesmo não. :p Aí, quando conheci me arrependi. Música grudenta dos infernos. kkkkkkk

  • Responder julho 24, 2012

    Vanessa

    Total baixo astral tu não conhecer! Tchau!

    PS.: Fominha dessa pizza de metro! Beijo!

Deixe um comentário