O que comer durante o Carnaval?

Pra evitar desidratação, dor de estômago causado pela manguaça ou “desconforto” instestinal por causa daquele salsichão déli com fafora, hoje eu deixo os leitores deste blog com dicas de uma profissional da nutrição. Bom Carnaval!

por mari

 

 

Bem assim como as festas de fim de ano, o primeiro passo é lembrar que esse não será seu último carnaval. É possível cair na folia e se manter na dieta. Antes de sair de casa, é fundamental realizar uma refeição completa: rica em carboidratos (alimentos energéticos), principalmente vindos de grãos integrais, como pães e cereais (aveia, quinoa, linhaça, chia, granola), frutas, sucos de frutas e água de coco. Assim como proteínas e gorduras boas, vindas de leite, iogurtes e queijos magros.

E quais serão seus companheiros durante a folia?

Para os mais organizados, e que levam a sério seu planejamento alimentar, a dica é levar barrinhas de cereais/ proteínas, mix de oleaginosas e frutas secas (castanha do Pará, amendoim, castanha de caju, nozes, amêndoas, passas, damasco, tâmara), sanduíche natural (sem maionese ou molhos gordurosos), e tentar se alimentar de 3 em 3 horas. Para os que não resistem aos lanches oferecidos nas ruas, evitem os molhos gordurosos e frituras, que tornam o alimento perecível devido à alta temperatura de acondicionamento. Cuidado, também, com os óleos utilizados para fritar os tão sonhados pastéis ou coxinhas. Eles são reutilizados durante dias. Feijoada, dobradinha, salsichão, carnes gordurosas (alimentos de difícil digestão, e você precisa estar leve para a brincadeira) também estão vetados. Como opção, prefira sanduíches mais simples (pão integral com queijo ou creme de ricota, cottage com peito de peru light e milho verde), milho cozido, salada de fruta, queijo coalho na brasa e salgados de forno.

E como nesta época é quase inevitável resistir a uma cerveja gelada, para não ter a indesejada ressaca no dia seguinte, tente revezar a bebida alcoólica com 1 garrafa de água, hidratação é fundamental. E para proteger o estômago, uma dica é não ingerir bebida alcoólica sem comer, e um chá maravilhoso para o estômago é o de Espinheira Santa (tomar 150ml em jejum, e antes de dormir) ou suco com 1 folha de couve + ¼ de limão + 1 fatia de melão + 1 xícara de água, também é excelente para proteger o estômago. E para se proteger do resfriado, devido ao sol e chuva, é interessante já se prevenir semanas antes, ingerindo muitas frutas e hortaliças ricas em vitaminas antioxidantes A, E e C, como acerola, morango, limão, laranja, brócolis, repolho, espinafre, oleaginosas, entre outros.

Vale salientar que essas dicas são generalizadas, não substituem um acompanhamento nutricional individualizado com um profissional de nutrição habilitado.

logo mariana

*Mariana Domício é nutricionista formada ela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Nutrição Esportiva pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente, atua no Hospital Evangélico de Pernambuco, nas academias One Fitness, nos Aflitos, e Unic, em Boa viagem, além de trabalhar como personal diet (atendimento nutricional personalizado em domicílio).

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar