O bolo de nozes da vovó Berenice (só com 4 ingredientes)

Na verdade, essa é a “torta” de nozes da mãe da vovó Berenice, como está escrito no livro de receitas dela. Pela textura, macia e fofinha, posso dizer que é um bolinho, na verdade, aguardado ansiosamente, todos os anos, na mesa do Natal dos Peres. Dona Berenice é a avó materna de Felipe, uma senhorinha de 85 anos super falante, carismática e apaixonada por um doce. Esse é uma das especialidades dela, que ainda cobre o preparo com ovos moles (doce típico português), pra não negar as raízes. É uma delícia! Eu sei que o último 25 de dezembro já passou faz tempo – logo, logo chega o próximo -, mas achei essas fotos perdidas por aqui e resolvi postar. A receita original ta aqui, fotografada. Tomei a liberdade de transcrever e fazer algumas alterações (manteiga no lugar de margarina, por exemplo). Mas fique à vontade para fazer como achar melhor.

torta-de-nozes-3

Bolo de nozes

INGREDIENTES

250g de açúcar
500g de nozes pesadas com casca (moídas – guarde algumas para decorar)
6 ovos inteiros
3 colheres de farinha de rosca

MODO DE FAZER

Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar e mexa até formar um creme liso e esbranquiçado. Acrescente as nozes moídas e, por último, a farinha de rosca. Leve parar assar numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Se quiser, cubra com ovos moles e decore com nozes inteiras.

Cobertura de ovos moles

INGREDIENTES

8 gemas
leite de coco (quanto baste)
1 colher de café de manteiga

MODO DE FAZER

Junte todos os ingredientes e misture bem. Leve ao fogo baixo até encorpar e virar uma calda grossa. Deixe esfriar e cubra o bolo com a mistura.

Sirva em pratos lindos, que nem esses portugueses, que só dão às caras no Natal da vó Berenice. 🙂

torta-de-nozes-2 torta-de-nozes-4

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

2 Comentários

  • Responder outubro 17, 2016

    Jeff Borgs (@jeffinisher)

    Nossa que delicia hein e bastante facil haha

    Quase me emocionei ao ver as receitas tão amarelas quanto antigas

  • Responder dezembro 29, 2016

    Elisa

    Qual a quantidade de leite de coco para a cobertura de ovos moles?

Deixe um comentário