Lagosta na manteiga de ervas, receita fácil e gostosa

Essa receita quem me ensinou foi Iran Cavalcanti, proprietário e chef super simpático do restaurante Companha da Lagosta, em Japaratinga, Alagoas (essa terra linda que amo). O lugar fica anexado à Vila de Taipa, pousadinha delícia que Iran comanda também. Super recomendo! Me hospedei por lá no início do semestre, a convite do Festival da Lagosta, e aproveitei a boa vontade do dono da casa para aprender a fazer o crustáceo da forma mais prática e gostosa possível. Pensei em vocês, coleguinhas do meu ♥. Fiz até vídeo pra facilitar as coisas. Dá uma olhada. 🙂

Imagem de Amostra do You Tube

Como nem sempre a gente encontra lagosta por aí, já que existe um período no ano no qual elas não podem ser capturadas, Iran me ensinou a congelar o bichinho de uma forma tão massa que ele fica com gosto de fresquinho, mesmo depois de seis meses no congelador.

Lagosta 4

Dica 1 – Tire a cabeça da lagosta, lave bem o corpo dela e leve para cozinhar. A água precisar estar fervendo e só temperada com sal. Coloque o crustáceo dentro da panela, tampe e deixe por cinco minutos. Depois, corte o animal ao meio, com uma faca ou uma tesoura, começando do topo, onde estava a cabeça, até chegar à cauda.

Dica 2 – Se livre do fel. É essa veia sobre a lagosta que pode deixar o prato com um gosto amargo. Com uma faquinha mesmo você tira a região preta. Ela é bem fácil de encontrar quando o animal está aberto. Você já pode comer ela assim.

Dica 3 – Se você preferir, embale as lagostas uma a uma, tomando cuidado para não deixar resquícios de fel, e leve ao congelador. Elam duram de seis a sete meses e parecem fresquinhas quando descongeladas. A desta receita saiu da geladeira direto para a panela e ficou joia!

Lagosta 3

Ingredientes

1/2 xícara de cebola ralada
1 colher de chá de alho amassado
Ervas frescas a gosto
Lagostas cozidas e cortadas ao meio (dicas 1 e 2)

Preparo

Derreta a manteiga em uma frigideira, doure a cebola e, em seguida, o alho
Coloque a lagosta na panela, com o lado da carne virado para baixo
Deixe assar por um 30 segundos, adicione as ervas e espere mais 30 segundos
Disponha as lagostas em um prato, regue com a manteiga de ervas que sobrou e sirva com arroz branco

Lagosta 2 Lagosta 1

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

3 Comentários

  • Responder agosto 26, 2016

    MARCONE MELO

    muito fácil deu água na boca vou fazer para minha esposa espementar.

  • Responder setembro 23, 2016

    Artur cesar

    Na dica 1 diz que deve-se tirar a cabeça, Contudo nas imagens ainda estão as cabeças.

  • Responder abril 25, 2017

    amanda

    muito bom! show de bola

Deixe um comentário