Farofa de queijo do reino e caroço de jaca #PORUMNATALREGIONAL

Farofa, uma instituição brasileira. Antes dos portugueses chegarem a terras tupiniquins os índios já utilizavam a mandioca de diversas maneiras. Durante o século 16, o engenhos de farinha se instalaram pelo Nordeste ampliando a produção e, hoje, ela é musa pelas bandas de cima do Brasil. Natal que é Natal tem que ter um farofão e esse junta outros ingrediente tipicamente nordestinos: cuscuz, manteiga de garrafa, jaca e o pernambucaníssimo queijo do reino. Não tem como ficar ruim. Esse é acompanhamento (mas há quem coma puro, no caso eu), criado por Rivandro França, do Cozinhando Escondidinho.

#PorUmNatalRegional

Veja também
Pernil de bode com mel de engenho
Pavê de coco e banana assada

Fotos: Izabela Alves Fotografia

rivandro-franc%cc%a7a

Por Rivandro França, do Cozinhando Escondidinho

Ingredientes

100 g de farinha de mandioca
100 g de cuscuz esfarelado
100 g de caroços de jaca cozidos e picados
100 g de queijo do reino
50 ml de manteiga de garrafa
Sal a gosto

Modo de preparo
Aqueça a manteiga em fogo baixo, depois acrescente a farinha e o cuscuz. Mexa de 2 a 3 minutos. Adicione os caroços triturados. Ajuste o sal, desligue o fogo e continue mexendo. Ao esfriar, coloque o queijo do reino picado e misture. Sirva com pimenta biquinho.

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar