Espaguete à carbonara rápido e fácil

Bacon, parmesão e macarrão cremoso. Difícil algo assim dar errado, viu? Por isso carbonara é um dos meus pratos italianos favoritos. O tradicional mesmo é feito com bochecha de porco e também leva queijo pecorino, mas pra facilitar a vida a gente usa o que é mais fácil de encontrar no supermercado. Há, também, lugares que adicionam creme de leite fresco na massa e fica DELICIOSO. Se tiver à mão (porque é meio problemático de encontrar), tasca lá. Eu cheguei até a separar um alhinho, que eu ia colocar pra fritar com o bacon, mas fiquei com preguiça de descascar e deixei pra lá. haha Usei um bom macarrão (grano duro) e fui lá ser feliz. Ficou pronto em 20 minutinhos. Essa receita serve duas pessoas.

carbonara

Ingredientes

100g de queijo parmesão ralado
100g de bacon
2 dedinhos (de 1 xícara) de vinho branco (opcional)
1 ovo inteiro
1 gema
espaguete (suficiente para duas pessoas)
pimenta do reino moída na hora (a gosto)

carbonara-3

Modo de fazer

Pique o bacon na espessura que preferir (eu gosto de pedacinhos bem pequenos, pra ficar crocante) e leve para fritar numa frigideira grande. Não precisa adicionar óleo, a gordura do bacon é suficiente. Reserve (se quiser, guarde um pouco para decorar).

Em um recipiente, misture ovo, gema e queijo parmesão até ficar um creme. Tempere com bastante pimenta.

Cozinhe o macarrão até ficar al dente (que é quando ele não está totalmente cozido, você morde e no meio está durinho, mas não muito).

Aqueça a frigideira em que está o bacon, adicione o vinho branco e vá soltando aquele assadinho que fica no fundo da panela. Deixe o álcool evaporar um pouco. Se não tiver vinho, faz com um pouquinho da água do macarrão.

Escorra o macarrão, despeje na frigideira e misture bem com o bacon. Adicione, então, a mistura de ovos e queijo e mexa bastante. O ovo vai cozinhar com a temperatura do macarrão, por isso a massa precisa estar quente, recém tirada da panela.

Decore e sirva imediatamente. Quando vai esfriando, o molho endurece e perde cremosidade. Por isso, é colocar no prato e começar a comer.

carbonara-2

Bom apetite!

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar