DIY: Potinho de brigadeiro com bolo para presente de Natal

Olhe, nunca vi um mês de tanta ryqueza e tanto liseu. Comecei dezembro ostentando com o décimo terceiro e agora tô aqui, contando as moedinhas pra comprar o tender. Quem inventou que amigo-secreto e confraternização é bom? Não dá pra socializar com as parêa no parque, degustando uma daquelas batatinhas comeu-morreu e tomando raspa-raspa de R$1, não? E presente de amigos/família? Tô beirando a falência justamente por conta deles. A lista de gente amada é muito grande, inversamente proporcional ao dinheiro na conta bancária. Pensando nas pobres (literalmente) criaturas que leem este blog e também sofrem desta doença crônica chamada “grana curta”, tá aqui uma forma fofa e deliciosa de presentar as pessoas queridas da nossa vida. O potinho de brigadeiro com bolo é prático, rápido, lindo e ridiculamente barato. Você personaliza da forma que achar melhor e ainda entrega a lembrancinha dizendo que foi feita pelas suas mãos. É carinho demais!

presente natal 8

Para agilizar o processo, eu, bem maravilhosa, preparei uma massa de bolo pronto. Me julgueeeeeem. Aí você escolhe uma marca de qualidade, tá? E segue as instruções da caixa. Se até nisso você tiver dificuldade, solicite ajuda dos universitários. Ou compra aqueles bolos de padaria, pra diminuir ainda mais o trabalho. Em seguida, faz o brigadeiro mole. Você vai precisar de:

Brigadeiro

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado
– 4 colheres de chocolate 50% cacau (aquele do frade. Não vale Nescau!)
– meia caixinha de creme de leite

Modo de fazer

Em uma panela boa – isso quer dizer de fundo grosso, uma que o brigadeiro não vá grudar e queimar -, junte todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo baixo e vá mexendo sem parar durante uns 10 minutos. Não deixe ele borbulhar. O ponto é quando você passa a espátula e fundo fica limpo, mas aí é coberto, em seguida, pelo resto do chocolate. Desligue o fogo, coloque num prato e deixe esfriar. Aí, coloque o brigadeiro dentro de um saquinho de confeiteiro para facilitar a aplicação no pote. Se você não tiver, que foi o meu caso, qualquer saco resistente serve. Usei um da Ziploc e cortei a pontinha.

Montagem

Decoração

Potinhos de vidro com tampa (vende na Rua da Praia, no centro do Recife, ou você usa os que tiver em casa. Os meus foram de mostarda e mel)
Tecidos ou papel manteiga (que vão servir para cobrir a tampa)
Fitinhas ou cordão (para amarrar o tecido na tampa)

Aí é usar sua imaginação. Eu coloquei retalhos de tecidos em formato quadrado sobre a tampa e amarrei com uma fitinha. Peça ajuda de alguém para segurar o tecido. Deu um trabalho da gota fazer sozinha. Se você preferir, crie tags em uma gráfica para deixar ainda mais personalizado. Tenho certeza que é um presente difícil de alguém não gostar. E…

presente natal edit

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar