{Dia do Amigo} Luana e seu Crumble de Banana

Como hoje o dia é do amigo, minha pitchulinha Luana (velha correspondente deste bloguinho) veio nos ensinar uma receita que tem deixado ela looooouca, louquinha. Aprendi por telefone e ela falava o passo a passo numa empolgação que deu até pra sentir o gosto do resultado! Brigada amiga linda, morro de saudade de você todos os dias. Obrigada por dividir comigo tantas refeições, as feitas em casa e quem nem sempre deram certo, nos tantos restaurantes e, como não lembrar, na querida Rua do Lazer. Te amo <3

Por Luana Pimentel

Sou dessas que nunca segue à risca as receitas. Adoro modificar, tirar um ingrediente aqui, acrescentar outro alí e rezar (muito) para que o resultado agrade o paladar de todo mundo. A receita original tinha bem mais manteiga (100g – um absurdo de exagero), por isso, vou mandar a receita adaptada por mim, com menos manteiga e uns ingredientes que acrescentei para dar o meu próprio “tchan”. Essas minhas experiências nem sempre dão certo, mas desta vez eu acho que acertei. Lembrando que as quantidades variam de acordo com o tamanho que vocês fizerem. Vai aumentando proporcionalmente. Boa sorte e sucesso com a sobremesa!

Crumble de banana

crumble de banana

Ingredientes:

Suco Limão (para colocar na fruta). Pode ser maçã tbm no lugar da banana. Depende da quantidade de banana que você usar, mas como gosto muito de limão, usei dois limões.
6 bananas (prata)
1 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de  manteiga
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de açúcar cristal
1 xícara de granola (a que você mais gostar)
200 ml de Chá de canela (pode ser que seja mais ou menos – é a quantidade necessária para incorporar toda a parte seca da receita até ficar em textura cremosa. rs)
200g de cookies integrais (o de nozes fica ótimo)

Modo de fazer:

Corte a banana em rodelas até cobrir todo o fundo da travessa. Acrescente o suco de limão e salpique por cima delas um pouco de açúcar mascavo (cerca de duas colheres de sopa a mais) para que ele ajude a caramelizar a fruta.

Em outra vasilha, misture os açúcares, a granola e a farinha de trigo com a manteiga. Aos poucos, vá acrescentando chá de canela (ainda morno) e misturando até que todos os ingredientes sejam incorporados em um creme (meio gosmento mesmo).

Encubra as bananas com o creme, quebre os cookies integrais e salpique por cima do creme. Cubra com papel alumínio, leve ao forno médio por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 30 minutos.

dia do amigo

Dica: sirva com sorvete de creme.

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar