De Taiwan: o delicioso chá gelado com bolhas

Eu amo os orientais, minha gente! Quando ninguém espera, eles vêm e… pá!, inventam uma coisa nova. Até realizo mentalmente: duas pessoas de olhos puxados estão lá em Taiwan, ilha chinesa, degustando um chazinho na origem (a China é um dos berços da “criação” dessa bebida), quando um deles para e diz: “Vamos esfriar esse chá, misturar com néctar de fruta e acrescentar umas bolinhas transparentes que estouram na boca. Vai pegar”. E pegou! A novidade, chamada de bubble tea ou chá com bolhas, tá fazendo super sucesso na gringa. Aí, vem uma pessoa mais sem juízo que o próprio inventor do babado e monta uma franquia disso aqui no Recife. hahahaha Bicho, vou te contar, beber esse negócio é, no mínimo, divertido.

tea one 4

Você pode escolher entre duas bases, chá verde ou chá preto, e misturá-las a néctar de fruta, leite ou iogurte. Em seguida, colocar as bolhas. Sabe aquelas bolinhas que a gente hidrata com água e usa na decoração? Pronto, parece aquilo, só que comestíveis. Elas são bem frágeis, estouram facilmente na boca, têm vários sabores (lichia, morango, maracujá, manga e iogurte) e são feitas com técnica de gastronomia molecular. Também é possível colocar gelatinas e umas bolas mais consistentes (as pérolas) que lembram sagu.

tea one

Aí, meu bem, são zilhões de combinações. Passei meia hora pra decidir, então fui de chá verde com maracujá e chá preto com morango. Não testei com leite, fico devendo essa pra vocês. A atendente me explicou tudo bem direitinho. O chá, amargo por natureza, é adoçado com frutose (o açúcar das frutas) e para isso existe uma máquina toda high tech, cheia de botões, que coloca a quantidade certa do doce. Tudo é posto numa espécie de coqueteleira – o chá, o néctar e a frutose – que é acoplada a um equipamento “chacoalhador”. A mistura vai toda para um copo de plástico, que, depois de acrescidas as frescurinhas, é lacrado em outra geringonça. Fui assistindo ao processo e pensando: “Mas, meu Deus, o povo não tem mais o que inventar! hahah”.

RMl9YS on Make A Gif, Animated GifsBeber é o melhor! Eles te entregam um canudo bem grosso, maior que um de milk shake, para furar o plástico e as bolas poderem passar. Fiz um mix de sabores e fui me divertindo tentando adivinhar do que eram. PLOCK! Morango. PLOCK! Lichia. PLOCK! Maracujá. hahahah Bom demais. E o chá, mesmo, fica delicioso misturado ao suco de frutas. É refrescante, gostoso, entretém e ainda é mais saudável que casquinho da Mc (escolha de comida, com base em minhas pesquisas aprofundadas, de 99% das pessoas que vão dar um rolê no xôpis) porque os chás têm milhares de propriedades boas para o corpo. O copo é bem grande e custa, em média, R$ 8,90. Dá pra dividir tranquilamente com outra pessoa. Eu tomei o de chá verde e maracujá na hora, sozinha, e fiquei com bolha saindo pelo ouvido. Tive que levar o de chá preto com morango (beeeeem mais gostoso) pra tomar em casa. Vale muito provar.

tea one 2 tea one

SERVIÇO

Tea One Bubble Tea House
Shopping RioMar, piso L2
Fone: (81) 9678645

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

5 Comentários

  • Responder março 11, 2014

    Erika

    Tive a oportunidade de provar e amei! O de blueberry com chá verde eh incrível…

    • Milenna Gomes
      Responder março 11, 2014

      Milenna Gomes

      Vou provar!

  • Responder março 11, 2014

    Leonardo Moura

    Pode buscar no google: Bubble tea faz mal pra caramba.
    Consegue ter o índice glicêmico pior que chocolate…
    As bolinhas são feitas de uma planta similar à mandioca:)

    • Milenna Gomes
      Responder março 11, 2014

      Milenna Gomes

      Vish, sério? Mas se beber com moderação deve ser “ok”, né?

  • Responder março 11, 2014

    Carlos

    Dica: os de iogurte tem sabor de Yakult! É muito bom! haha
    Vá de morango com bolinhas de morango 🙂

Deixe um comentário