Coffee lovers: curso para leigos e amantes de café

Ano passado eu fiz um curso muito legal sobre café. Como 14 de abril é o dia internacional dessa bebida, aproveito pra passar a dica porque, sério, foi massa demais. Conheci Lidiane Santos lá, uma pernambucana especialista no tema, com certificação da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), da Speciality Coffe Association of Europe (SCAE) e de mais uns 30 lugares babado que eu não vou colocar aqui pra não cansar a leitura.

Divulgação

Lidiane durante aula no Espaço Sensorial do Café. Foto: Divulgação

Ela samba na cara da sociedade de tão boa, sério. Com currículo de peso internacional. O mais maravilhoso: ela mora aqui no Recife e hoje tem um espaço mega lindo em Casa Forte (ATT.: quando conheci era em Casa Forte, mudou pra Boa Viagem) para ministrar os vários cursos que oferece. Quer abrir um lugar dedicado ao pretinho? Liga pra ela. Pra tu ter noção, ela foi a consultora de cafeterias como Lalá Café, Apolo Beer Café, Ernesto Café, Café do Brejo, Fervo Café e Malakoff Café GourmetSó lugar bom, pô.

Na medida: 10g é a quantidade certa de pó para um cafezinho

Na medida: 10g é a quantidade certa de pó para um cafezinho

Capacitação profissional é a vibe dela. Mas, se você (como eu) só tem curiosidade de saber mais sobre esse universo, quer aprender a identificar um bom café, saber a melhor forma de fazer em casa, ela ensina também. O Coffee Lovers é bem isso: uma introdução para leigos a esse mundo de aromas e sabores. Aprendi a fazer um cafezinho caseiro perfeito, com equilíbrio na quantidade de pó, temperatura da água e o jeito certo de usar o filtro.

Grãos de café com torras diferentes

Grãos de café com torras diferentes

Sabe o coador de pano que sua vó usava? Essa é só uma das muitas maneiras de extrair a bebida. No dia, conheci a Suporte Melitta, a Hario V60 e a Prensa Francesa. Ela ainda ensinou misturinhas para fazer em casa e alegrar o café nosso de cada dia. Esse curso tem vários temas diferentes, dá até pra combinar um específico com ela e fechar uma turma com seus amigos. Fiz com um monte de jornalista no dia e foi bem divertido. Sério, cafeína dá um barato. kkk

Mesa posta para a turma: balança, Suporte Melitta (coador maiorzinho) e Hario V60

Mesa posta para a turma: balança, Suporte Melitta (coador maiorzinho) e Hario V60

Café é muito mais do que aquele pó preto que você dissolve na água, viu? Aliás, especialistas nem consideram café, já que é feito, normalmente, com os piores grãos praticamente incinerados para esconder o gosto ruim. O solo onde é plantado, a torra (menos ou mais acentuada), a quentxura da água, a moagem, o jeito como é tirado na cafeteria. Tudo isso influencia no gosto final da bebida – que pode até ter dulçor natural. Café bom não tem amargor que incomoda, logo não precisa de açúcar. Se você não gosta de uma boa xícara é porque, talvez, não tenha tomado um bem feito. Já pensou sobre isso? É só treinar o paladar e ser feliz.

lidiane

Espaço Sensorial do Café
Empresarial Ribeiro de Brito
Rua Ribeiro de Brito, 901, SALA 606 | Boa Viagem |
Informações:(81) 9 9525.5170 ou 9 9265.7691 e espacosensorialdocafe@gmail.com
Face e Insta: @espacosensorialdocafe

Cooffe lovers 2Lidiane, musa pernambucana do café 🙂

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar