Ça Va Bistrô com novidades deliciosas no cardápio

Todo ano dá um siricutico em Carla Chakrian, chef do Ça Va Bistrô, e ela se desembesta a inventar pratos novos para alegrar o cardápio do restaurante – e a clientela, por tabela. Diga-se se passagem, eu saí de lá bem feliz da úlltima vez que fui. Lembram que eu mostrei uma provinha das novidades do ano passado? Pois em 2014 não poderia ser diferente. Para mim, ela é um excelente cozinheira, o que faz do Ça Va uma constante quando o assunto é qualidade. Acho tudo uma delícia e sempre indico de olho fechado para as pessoas. Ela selecionou algumas das criações novas para eu experimentar e, desde então, sonho todos os dias com o brioche artesanal de ervas e queijos. Pra que ser magra, né? Não há necessidade. E tem também o sensacional Crème Brûlée de chocolate. O que é aquilo, minha gente? Entrou numa disputa seríssima com o petit gateau de doce de leite da casa pelo posto de melhor sobremesa.

çava 2014CROQUE MONSIEUR Brioche de ervas gratinado de massa artesanal, com camarões, creme de espinafre, fondue de queijos reblochon, prima donna e gorgonzola.

Mais uma vez, beijos brioche. Ele é uma versão do Ça Va para o clássico sanduíche croque monsieur, que tradicionalmente é feito com pão de caixa quadrado, queijo, presunto e molho branco (béchamel). Na repaginada, leva camarão e reblochon, queijo que eu adoro tanto quanto o prima donna. Aff. Não tem como ficar ruim um negócio desses. O prato principal, minha gente, estava apenas fantástico. Ela preparou o famoso coq au van, ou frango ao vinho. A sobrecoxa fica marinando por 24h no vinho do Porto com legumes e ervas, depois cozinha nesse líquido até dar o ponto da carne se soltando do osso. Vish! Depois é misturado a um refogado de bacon, alho e champingnon. Espera só um minutinho que eu vou limpar a baba aqui do meu teclado.

çava2014.5COQ AU VAN Frango marinado por 24h e cozido em vinho do Porto.

A apresentacão é linda, né? O gosto vai no mesmo caminho. Não esqueça de pedir um pãozinho para comer com o molho encorpado e suculento que fica no fundo da panela. Coisa fina. O acompanhamento foi uma batata tartiflette de agradecer a Deus dez vezes por estar vivo. Ela é cozida no creme de leite fresco com alho poró, bacon, vinho branco e queijo reblochon. Chega com uma farofinha de panko (farinha crocante feita de pão), pedacinhos de bacon e salsa. Fraquiiiiiiinha.

çava2014.4BATATA TARTIFLETTE Batata com bacon, creme de leite fresco e alho poró, polvilhada com panko e salsa.

Agora vamos para a parte que desestabiliza minha estrutura emocional. Sim, eu como o principal pensando na sobremesa. Vou apelidar as que provei de Magia e Sedução. O que dizer desses doces que eu mal conheço e já considero pakas? O primeiro é para fortes que não dispensam algo bastante adocicado. O suspiro é praticamente açúcar e o creme de limão siciliano também é bem docinho. O fio de azeite não é só enfeite e dá um equilíbrio super interessante ao conjunto. Fora que a danada é linda, né? Vai arrasar no seu Insta. hahah

çava2014.2MAGIA Suspiro feito na casa intercalado com creme de limão siciliano. Finalizado com chcolate e azeite.

Mas o crème brûlée, meus queridos…ah, esse creme brûlée! Difícil até de falar. É de chocolate, meio amargo, com geleia de morango no meio e sorvete de limão. Vamos glorficar de pé! Amém. Pode colocar em baldes que eu não me importo de levar pra casa e substituir todas as refeições. Maravilhoso, apenas. Não é tão fotogénico quanto a Magia, mas é infinitas vezes mais gostoso. Poder e sedução. Tem muitas outras coisas no menu novo que eu não cheguei a provar, mas as que experimentei estão irretocáveis. Pode aparecer por lá sem medo.

çava2014.3SEDUÇÃO Crème Brûlée de chocolate com geleia de morango e sorvete de limão.

Serviço
ÇaVa Bistrô
Local: Rua Capitão Rebelinho, 519, Boa Viagem (em frente ao Fiteiro)
Fone: 3034.0008

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar