Bolinhos de salmão de Jamie Oliver adaptados

O britânico chamou brigadeiro de porcaria, quando veio ao Brasil, e eu fiquei de mal. Poderia até ser brincadeira dele, fazendo graça em um programa de televisão, mas que grosseria, galego! Você estava num País que te recebeu tão bem, que vai ganhar unidade de um de seus retaurantes, poderia ter evitado a indelicadeza, né?  Eu sei que gosto é igual a coentro, tem quem ame ou odeie, mas daí a ser mal educado… Enfim, a história é que eu não consigo ficar chateada com ele muito tempo. Ele pode até ter sido um mega babaca, no entanto é só abrir o Revolução na Cozinha, livro dele que tenho na estante, que a mágoa se dissolve. É tanta receita boa e simples, minha gente. Alguns ingredientes não são tão comuns por aqui, mas é só adptar que fica tudo certo. O mais legal é que, diferente de outros chef e suas publicações, Jamie libera a reprodução das receitas na internet. Incentiva, aliás, dizendo que comida boa deve, sim, ser compartilhada. Se nós passarmos adiante as criações, muito mais gente vai se alimentar melhor, tanto no sabor quanto na saúde. É um lindo. Já fiz as pazes, foi mal Brasil. Esse passo a passo de hoje é incrível, especialmente para quem faz marmita. Os bolinhos podem ser embalados e congelados. Retirados da geladeira alguns minutos antes de servir, ficam na consistência perfeita para a chapa. O ingrediente principal original é o salmão, maz preparei com frango desfiado porque era a proteína disponível na geladeira. Ficou muito bom! Me perdoem a foto sem qualidade aí de cima. Esqueci de fazer com a câmera boa e acabei comendo todos os bolinhos. hahah O molhinho de igurte que tá na salada também está no livro. Coloco em breve por aqui.

bolinho jamie

Ingredientes

Sal e pimenta-do-reino
600g de batatas
500g de filé de salmão (ou frango desfiado)
azeite
salsa fresca (usei coentro, gosto mais)
1 colher de sopa de farinha
1 ovo grande
2 limões

Modo de fazer

Cozinhe as batatas sem casca até que fiquem macias. Amasse as batatas em um recipiente e espere esfriar. Acrescente o frango desfiado e temperado na sua preferência mais uma colher de farinha. Coloque o ovo, a coentro e os condimentos. Rale a casca dos limões por cima de tudo. Com as mãos, misture bem. Polvilhe com farinha uma bancada ou tábua com e vá moldando os bolinhos. Deixe na geladeira por uma hora antes de assar. Em uma frigideira, despeje dois fios de azeite e asse os bolinhos. Fica delicioso!

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar