Arroz de camarão e o que fazer com as cascas e cabeças

Camarão com casca geralmente é mais barato, só que dá um trabalho descascar. Demora, os dedos ficam furados, com cheiro de crustáceo e depois boa parte do peso arrematado vai parar no lixo. Afinal, a gente compra 500g, mas de filé mesmo só tem 350g, né? Aí eu me dei conta de que todo o sabor do camarão está na casca. Que crime eu cometi por anos jogando tudo fora. Nada como um bom caldo, feito das cabeças, pra deixar a comida mais saborosa. Esse arroz foi uma das primeiras receitas que fiz na casa nova, aqui em Portugal. Aproveitei que ainda fazia sol e deliciosos 19°C para comer fora, na varandinha (agora tá dando 4°C). O prato foi acompanhado por um vinho branco alentejano ótimo que custou €1,99. Essa terra é o paraíso.

arroz-de-camara%cc%83o-4

Nessa receita, usei arroz integral, que demora mais para cozinhar. Mas pode ser o comum, mesmo, aí você segue as instruções da embalagem. Inclusive, esse caldo deixa o risoto delicioso. Tem uma receita velhinha aqui no blog, caso você queira variar.

Ingredientes (arroz para dois)

500g de camarão com casca
1 litro de água
2 xícaras de arroz
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 mão de coentro
sal e pimenta do reino a gosto
tomatinhos cereja para decorar (opcional)

Modo de fazer

Refogue as cascas em azeite, alho e cebola

Descasque o camarão. Refogue cascas e cabeças em azeite, alho e cebola

Adicione um litro de água. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar por 25 minutos

Adicione um litro de água, coentro (ou outra erva da sua preferência). Tempere com sal e pimenta a gosto. Tampe e deixe no fogo por 25 minutos

Adicione o caldo ao arroz e deixe cozinhar

Em outra panela, adicione o caldo coado ao arroz e deixe cozinhar

Adicione o camarão já pré-cozido, misture e sirva

Junte o camarão já pré-cozido ao arroz, misture, decore e sirva

Você vai notar como o arroz fica mais gostoso, com um sabor intenso de camarão. Se quiser, separe alguns filés e refogue para colocar por cima. Enjoy!

arroz-de-camara%cc%83o-5

arroz-de-camara%cc%83o-2arroz-de-camara%cc%83o

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar