A melhor e mais fácil receita de cheesecake americano

Como a maior “sommelier” (autodidata) de cheesecake em linha reta do Recife – sem modéstia, foram anos e anos de aprendizado depositado no culote -, acho que posso dizer com propriedade o que uma boa torta de queijo deve ter.

MUITO CREAM CHEESE.
FIM.

As versões com ricota (até tem receita aqui), requeijão, iogurte grego, leite condensado e outros paliativos até são boas, sobretudo para o bolso porque ô negocim caro é o tal do Philadelphia, mas nunca vão conseguir ter a untuosidade e a firmeza do creme tradicional. Então, resolvi investir um terço da poupança e fazer um cheesecake de verdade, alto, denso, branquinho, com toneladas de cream cheese. Catei várias receitas na internet e fiz as adaptações ao que tinha. E, olha, que orgulho, brazeeeeel. Ficou lindo, ficou muso, ficou sensacional. É uma sobremesa até bem simples de fazer e arrasa numa mesa de festa. Você já pode começar de agora a economizar dinheiro pra, quem sabe, fazer no Natal, né? Meu porquinho já tá separado. 😀  A receita ta aí. Se joga!

cheesecake 7

Ingredientes

Base
Biscoito maria (140g, mais ou menos uma tira daquelas completa)
100g de manteiga sem sal
3 colheres de açúcar

Creme
900g de cream cheese
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de farinha de trigo
4 ovos grandes
1 colher de chá de raspas de limão siciliano

Cobertura
1/2 xícara de geleia de boa qualidade (frutas vermelhas, morango, amora, etc.)
Frutas vermelhas à vontade

cheesecake capa

Modo de preparo

Base
Triture o biscoito, misture com o açúcar e a manteiga gelada até formar uma massa húmida. Cubra com a massa o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível. Pra ficar com essa altura, usei uma de 22cm de diâmetro. Leve à geladeira por 10 minutos, pré-aqueça o forno a 180°C e depois leve a massa para assar por 10 minutos. Tire do forno e reserve.

Creme
Num recipiente, coloque o cream cheese em temperatura ambiente, adicione o açúcar e a farinha e misture bem com uma colher de pau ou espátula. Vá adicionando os ovos um a um, tendo o cuidado de incorporar tudo. A massa precisa ficar lisinha e bem leve. Força no braço! Coloque as raspas de limão, mexa e despeje o creme na assadeira. Leve para assar a 180°C no forno pré-aquecido. O meu forno tem grelha no teto, então meu cheesecake ficou pronto em 25min. Mas pode demorar até uma hora e meia dependendo do seu eletrodoméstico. Ele está pronto quando as bordas estão firmes e o centro um pouco mole. Tire do forno, passe uma faca nas laterais, deixe esfriar e coloque na geladeira por, pelo menos, cinco horas.

Cobertura
Coloque uma panela no fogo e adicione nela a geleia. Deixe derreter um pouco. Tire o cheesecake da geladeira, desenforme e com a ajuda de uma colher vá colocando a geleia sobre a torta. Decore com frutas vermelhas. Leve à geladeira pra esfriar e sirva geladinho.

cheesecake 5cheesecake 3

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar