6 formas de usar vinagre na casa e na cozinha

Vinagre é pau pra toda obra. Deve ser um dos alimentos mais funcionais que conheço. Serve pra tudo! Por isso é a carta na manga pra muita gente que gosta de cozinhar e cuidar da casa. Lá no www.segredinhosminhoto.com.br você encontra um monte de dicas legais de como usar esse produto, mas por aqui eu já te adianto algumas.

1. Amaciar carnes 

No lugar de gastar meio botijão de gás (aumentou, né gente, olha a crise) tentando amolecer um músculo, vinagre nele! O chef Duca Lapenda ensina direitinho.

2. Lavar cortinas do chuveiro

É só jogar a cortina na máquina de lavar – ou deixar de molho – com um copo de vinagre e uma xícara de bicarbonato de sódio para o plástico ficar limpinho novamente.

3. Deixar vegetais branquinhos

Inhame, maçã, banana e berinjela não escurecem se imersos em água e vinagre. Dica de André Saburó.

4. Lençois fofinhos

Com 200ml de vinagre + seis litros de água você consegue evitar que a roupa de cama fique àspera. Depois de lavar normalmente, coloca os cobertores nessa misturinha e voilà. Vinagre evapora, tá? Não fica cheirinho.

5. Tirar o cheiro característico de peixe e frango

Esse segredinho eu uso sempre, especialmente com o peito de frango. Já deixo marinando com os temperinhos que gosto e trecharaam. Comida cheirosinha e bem condimentada. Olha que massa a sugestão do chef Joca Pontes.

6. Evitar praga nas plantinhas

É Felipe quem coloca água todo dia, mas sou eu a chefe do departamento de controle de pragas do nosso jardim. Formigas, mofo, insetos (que destroem as folhas e sugam a seiva) e, principalmente, ervas daninhas vão pro espaço com vinagre (outras ervas também, como manjericão, então cuidado). É só colocar uma parte de água para a mesma quantidade do produto (eu uso o de maçã) e borrifar. Se dissolver um tantinho de sabão neutro na mistura melhora ainda mais o efeito, viu?

minhoto 2

*Esta é uma publicação patrocinada. 🙂

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar