5 itens simples para deixar o jantar mais charmoso

Sair da rotina é bom demais. Ás vezes, dá um trabalho da gota, mas nem tudo precisa ser mega elaborado pra ficar bonito. Aproveitando umas coisinhas simples, que a gente tem em casa, é possível deixar o almoço ou o jantar bem mais charmoso e surpreender o love. Fiz um jantar pra Felipe um dia desses, de última hora, quando ele voltou de uma viagem, e decorei a mesa com velinhas, flores de papel em uma mini garrafa de espumante e um jogo americano simpático. Ficou simples, mas tãaaao fofinho. Então, pra incentivar vocês a colocarem uma pitada de charme na próxima refeição, aí vai a dica de alguns objetos simples que super mudam o visu da mesa.

Flores 2

Podem ser naturais, de plástico, de papel. As flores dão uma graça a mais na mesa. E nem precisa usar um mega vaso de porcelana japonesa pra embelezar, viu? Basta uma garrafinha vazia de cerveja ou de vinho e o problema tá resolvido. Potinhos de mostarda, azeitona e extrato de tomate também cumprem a função e ficam lindos misturados. Lembra que no meu chá de lingerie eu usei copinhos de whisky cobertos com papel de presente? Amei tanto o resultado que eles decoram minha estante de livros até hoje.

Vela 2

Apaga a luz e acende umas velinhas, meu bem. O clima tá feito! Eu tenho daquelas pequenas que flutuam (no Atacado dos Presentes o pacote com várias é bem baratinho), aí é só colocar num copinho com água e espalhar pela mesa. Fico lindimais! Rola pintar os vasilhames também, ou fazer colagens, assim as sombras ficam bem mais bonitas. Mas, se você é desses práticos, vai na Etna ou na Tok&Stok que lá as velas são aromatizadas e vendidas prontas, em embalagens super charmosas.

 Guradanapo 2

Amo mesa posta, com pratos, taças e talheres arrumadinhos. Mesmo que na sua não tenha nada disso, só um guardanapo bem dobrado já faz o charme. Tem vídeo no canal do blog no YouTube ensinando algumas maneiras bem fáceis. Clica aqui. O paninho pode ser colorido ou liso. Se você não tiver habilidade pra dobraduras, amarra o tecido com uma fitinha, um barbante. Se rolar uma raminho de alecrim ou outra especiaria cheirosa, melhor ainda.

Jogo Americano 2

Jogo americano é algo tão básico que acho difícil alguém não ter. Pode ser de papel, tecido, plástico. Aí em cima tem até a foto de um de madeira, vê que massa! Então, é só deixar o prato sobre ele, com os talheres arrumadinhos do lado e tcharaam. A mesa já deixou de ser basicona. É o item mais simples e barato pra deixar o jantar bonito.

Passadeira 2

Esse item eu nunca usei, mas já tô me coçando pra fazer um jantar e usar um. A passadeira, que pega a mesa de uma ponta a outra, não é uma tolha de mesa. Ela é mais estreita, não cobre tudo e fica só no meio. É ideal para mesas longas e refeições com muita gente. Se você não achar pra comprar, mede o comprimento da sua mesa, vai ali na Rua Direita, no Centro do Recife (aquela cheia de lojas de tecido), e pede pra atendente cortar no tamanho certo. Fica lusho! Com flores e velas no meio, cabôsse. <3 Quero pra ontem.

Fotos garimpadas daqui, daqui e daqui.

Milenna Gomes

Criadora do NSC, Milenna é jornalista de gastronomia e mestranda em história da alimentação na Universidade de Coimbra. Recifense vivendo em Portugal. Críticas e sugestões: contato@naoseicozinhar.com

Seja o primeiro a comentar